domingo, 3 de março de 2013

"Você ainda dá aula?!?"

Fui ao supermercado comprar um lanche pra noite, quando um ex-aluno me reconheceu. Depois dos cumprimentos tradicionais, veio a pergunta: "Você ainda dá aula?!?". Não é a primeira e nem será a última vez que ouço isso, mas ainda me causa alguma surpresa, pois, será que eles consideram o magistério como uma fase transitória? Um passatempo enquanto não conseguimos um emprego melhor? Ou um ofício para recém-formados cheios do "furor pedagógico"?

Se por um lado pode soar como um elogio - "Ele me acha capaz de muito mais!" - por outro, é quase uma ofensa - "Será que é uma profissão tão ruim que ele achou que eu não ia durar???". 

Isso me fez lembrar das declarações que "estudiosos" (leia-se, pessoas que nunca pisaram numa sala de aula e criam teses baseadas apenas nos livros) fizeram esta semana no jornal O Globo, afirmando que, ao invés de utilizarem seu tempo ocioso na escola para debater a violência nas escolas, os professores preferem vender calcinhas, planejar festas juninas e trocar receitas de bolo!!! Já outro afirmou que ninguém recebe um soco por nada, ou seja, a culpa de apanhar é do professor que não soube detectar uma situação de violência a tempo!!!

Que a função do professor é muito mais que ensinar, isso todos sabemos, mas entre as suas obrigações não consta detectar e resolver situações de conflito. Isso é tarefa para a polícia!!! Além do mais, o que cada um faz do seu tempo ocioso é problema seu, seja vender calcinhas ou planejar um atentado. 

Outra coisa que me chamou a atenção nestas infelizes declarações foi o fato de em nenhum momento ter sido mencionado o papel da família. Aliás, esta palavra sequer apareceu no texto!!! Estamos vivendo uma época em que cada vez mais os pais se eximem do papel de educadores e delegam essa "obrigação" aos professores, cobrando satisfações deles quando o resultado não lhes agrada. Que filhos estamos formando para este mundo??? 

Penso que o professor Raimundo tem sorte de não estar mais entre nós, pois fica difícil até fazer piada num situação dessas.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais o investimento em educação esta pior. O que será do futuro do Brasil em relação a educação?

    Abraços.

    http://www.tributacaonobrasil.com/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi essa pergunta. E com o complemento: "Quando é que você vai sair dessa vida?". E o pior é acho a pergunta superlegítima. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  4. Ser professor é difícil. Mas tem gente que tem paixão por fazer essa profissão.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que é difícil como o garoto disse a cima. Mas sempre perguntei isso também aos meus professores. Mas como gosta de dar aula, não serei capaz de tirar esse titulo deles. Mas seu aluno tem muita razão.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. a corrupção e falta de responsabilidade dos governantes é altíssima no brasil...

    http://blogdoditamakarov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. uma das profissões mais difíceis nesse país tão cheio de problemas .

    ResponderExcluir
  8. é uma situação muito triste, mas o problema é que existem proteção de mais sobre crianças e adolescentes que eles acabam se achando os donos do pedaço, alem do que o cargo de professor é muito desrespeitado pela própria politica e legislação brasileira, o que faz com que muitos sigam o "exemplo" de que professor nao é tao importante.
    Ainda tem aqueles pais que acham que professor tem a obrigaçao de educar seus filhos...
    É uma situação que precisa de uma atenção urgente, mas que infelizmente poucos percebem isso.

    legal o blog, seguindo




    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/03/os-cavaleiros-do-zodiaco.html

    ResponderExcluir
  9. nossa eu nunca me conformo com esse tratamento que os professores recebem, que mundo esse onde não se ganha bem e ainda é obrigado a fazer papel de educador, as vezes de familia e as vezes psicologo. parece que ninguém sabe mais qual seu lugar na sociedade. adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cada vez o professor "acumula" mais funções e o fracasso do aluno é sempre por sua incompetência.

      Excluir
  10. Infelizmente é uma triste realidade. O que me parece é que os pais responsabilizam os professores para educar seus filhos, e a sociedade culpa os professores por nao educarem adequadamente seus alunos. Enquanto não houver a sincronia das partes, será muito dificil. Ja exerci o magistério e sinto muita falta de tudo. Boa sorte na caminhada mestre.

    ResponderExcluir
  11. Ola amigo blogueiro, como vai ?
    Gostaria de lhe indicar um post que fiz ensinando a tirar a barra superior do blog.
    O seu blog ficara com um aspecto bem mais bacana
    http://www.dinheironomultinivel.com/2013/06/melhorar-o-visual-do-seu-blog.html

    Sucesso !!

    ResponderExcluir