quinta-feira, 11 de julho de 2013

15 coisas que você deveria abandonar


Esse é mais um daqueles textos antigos, mas que adquirem um novo significado a cada releitura. Ele é a tradução de um artigo em inglês, por Luminita D. Savuic, numa versão editada e reduzida por mim.

São 15 coisas que, se você desistir de todas elas, vai fazer sua vida ficar muito mais fácil e muito mais feliz. Comece hoje! Preparado? Aqui vamos nós:

1. DESISTA DA SUA NECESSIDADE DE ESTAR SEMPRE CERTO. 
Há tantos de nós que não conseguem suportar a ideia de estarmos errados. Isso não vale a pena. Quando você sentir essa necessidade, pergunte-se: "Eu preferiria ser a pessoa certa ou a gentil? Que diferença isso vai fazer?"

2. DESISTA DA SUA NECESSIDADE DE CONTROLE.
Permita que tudo e todos sejam como eles são e você verá o quão melhor irá se sentir. "Ao se desapegar, tudo se torna realizável. O mundo é vencido por aqueles que se desapegam." (Lao Tzu)

3. DESISTA DA CULPA.
Desista da sua necessidade de culpar os outros pelo que você tem ou não tem, assuma as responsabilidades da sua própria vida.

4. DESISTA DA SUA CONVERSA INTERIOR DERROTISTA.
Não acredite em tudo que sua mente está lhe dizendo - especialmente se é negativista ou autodestrutiva. A mente é um instrumento poderoso, se usado corretamente.

5. DESISTA DAS SUAS CRENÇAS LIMITANTES.
Sobre aquilo que você pensa que pode ou não pode fazer, sobre o que é possível ou impossível. Abra suas asas e voe! "Uma crença não é uma ideia presa pela mente, ela é uma ideia que prende a mente." (Elly Roselle)

6. DESISTA DE RECLAMAR.
Ninguém pode fazer você infeliz, a não ser que você permita isso. Não é a situação que dispara os sentimentos ruins, mas sim, como você escolhe olhar para tudo isso.

7. DESISTA DAS CRÍTICAS.
Abandone sua necessidade de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos diferentes e, mesmo assim, somos iguais: todos nós queremos ser felizes.

8. DESISTA DA SUA NECESSIDADE DE IMPRESSIONAR OS OUTROS.
Não queira ser algo que não é apenas para fazer os outros gostarem de você. Aceite o seu eu verdadeiro e descobrirá pessoas sendo atraídas por você.

9. ABANDONE A SUA RESISTÊNCIA À MUDANÇA.
Mudar é bom. Abrace a mudança, não resista a ela. "Siga o seu destino e o universo irá abrir portas pra você onde antes só havia muros." (Joseph Campbell)

10. DESISTA DAS ETIQUETAS.
Pare de etiquetar coisas, pessoas ou eventos que você não entende. Pare de chamá-los de "estranhos" ou "diferentes". Tente abrir sua mente, pouco a pouco. As mentes só funcionam quando estão abertas.    

11. DESISTA DOS SEUS MEDOS.
Medo é só uma ilusão. Ele não existe - você o criou. Corrija o seu interior e tudo no seu exterior irá se encaixar.

12. DESISTA DAS SUAS DESCULPAS.
Muitas vezes nós limitamos a nós mesmos por causa das desculpas que usamos. Ao invés de crescer e trabalhar na melhoria de nossas vidas, nos prendemos usando todo tipo de desculpas - que 99,9% das vezes nem são reais.

13. DESISTA DO SEU PASSADO.
É difícil. Especialmente quando o passado parece tão melhor que o presente, e o futuro tão assustador. O momento presente é tudo que você tem e terá na vida. Esteja presente em tudo que faz.

14. DESISTA DO APEGO.
Desapego não significa falta de amor. O apego vem de um lugar de medo, enquanto o amor é puro, gentil e sem ego. Onde há amor não pode haver medo e, por isso, apego e amor não coexistem.

15. DESISTA DE VIVER SUA VIDA ATRAVÉS DAS EXPECTATIVAS DE OUTRAS PESSOAS.
Muitas pessoas vivem suas vidas de acordo com o que seus pais, amigos, inimigos, professores, governo e até do que a mídia pensa que é melhor para elas. Estão tão preocupadas em agradar todo mundo que perdem o controle de suas próprias vidas. 

Você tem uma vida - essa aqui, agora - e precisa apropriar-se dela, não deixando que a opinião de outras pessoas o distraiam do seu caminho. 

Afinal, quem não quer ser ainda mais feliz na vida? 

11 comentários:

  1. Coisas que realmente deveríamos abandonar! E finalmente VIVER, mais do que simplesmente existir!

    ResponderExcluir
  2. Pena q a maioria nem sabe essa diferença.

    ResponderExcluir
  3. Pois é por mais que a pessoa seja desencanada em um ou mais destes itens todos acabam escorregando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior.. mas se fosse diferente não seriamos humanos, rss;

      Excluir
  4. Fábio: Eu como militante do "no captcha" - risos - tenho a obrigação de fazer militância no teu blogue para tirar esta verificação de palavras - kkk.
    Tira aí, vai! Isto é muito chato.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Joelson, Hoje eu, tô aqui para pedir a você, uma ajuda. Eu depois de ver muitos blogueiros que recebem poucas visitas assim como eu.
    Decidir a partir de hoje criar meu próprio agregador de conteúdo para ajudar várias pessoas na blogosfera. Meu agregador aprova qualquer conteúdo.
    Se você puder criar um artigo. No seu blog para divulgar o agregador? Eu ficarei muito agradecido..

    Link do agregador: agregadordaana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir