terça-feira, 12 de agosto de 2014

A morte de um poeta



Ontem, o dia terminou mais triste com a notícia da trágica e precoce morte, aos 63 anos, do ator Robin Williams. Ao que tudo indica, ele cometeu suicídio como consequência de uma depressão que o acometia há algum tempo, associada ao alcoolismo. Um triste fim para uma carreira cheia de momentos brilhantes.

Se, nos últimos anos, Robin Williams não conseguia emplacar um grande sucesso, pode-se dizer que reinou de forma magistral nos anos 80 e 90,
mostrando sua versatilidade tanto no gênero dramático quanto nas comédias que o tornaram um grande ídolo por mais de uma geração.

Sou extremamente suspeito para falar, pois "Sociedade dos Poetas Mortos" é meu filme favorito de todos os tempos, mas, revisando sua biografia, é possível encontrar obras tão belas e significativas quanto esta, tais como: "Bom dia, Vietnã", "Tempo de Despertar", "O Pescador de Ilusões", "Gênio Indomável", "Patch Adams", "O Homem Bicentenário"... Embora o reconhecimento tenha vindo em filmes como "Jumanj" e "Uma babá quase perfeita".


É mais um gênio que sucumbe às pressões de uma famigerada indústria onde todos são descartáveis e só o lucro interessa. Que o fato também abra os olhos da sociedade para os males causados pela depressão, uma doença silenciosa que acomete cada vez mais pessoas, fruto de uma sociedade egoísta e marcada pelo individualismo.

A Robin Williams resta o nosso aplauso final. 



15 comentários:

  1. Olá Fábio, tudo bem?
    Também fiquei chocada com esta notícia!
    Puxa, ele foi o ator da minha adolescência, pois Sociedade dos Poetas Mortos me marcou profundamente...
    Depois vem o Homem Bicentenário: nossa, é muita ternura em uma máquina jamais vistos!!
    Sabe, eu me recusei a acreditar e vi o quanto a depressão é destruidora...
    Lamentável, mais um ídolo que se vai .. não precisava ter ido assim, tão cedo...
    Boa semana para você! :))
    E para nós, a vida prossegue!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb foi o ator da minha adolescência. Como vc disse, é vida q segue.

      Excluir
  2. Pra mim pelo menos é um ator insubstituível. Me fez rir em Uma Babá Quase Perfeita, me fez chorar em Sociedade dos Poetas Mortos e me emocionar em Gênio Indomável, um dos meus filmes favoritos.

    http://meuuniversopeculiar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adorava esse cara, e sinto muito pela perda. Mas em parte eu até entendo a situação e as dores que ele deve ter tido, depressão é uma coisa horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada dia morrem mais pessoas por causa dela e pouco se fala a respeito.

      Excluir
  4. Pra mim.. tudo se resume nesta sua frase... "É mais um gênio que sucumbe às pressões de uma famigerada indústria onde todos são descartáveis e só o lucro interessa. " Ele fará muita falta ! =/

    ResponderExcluir
  5. Quem trouxe tanta alegria a todos, não conseguiu suportar a pressão da sociedade!
    Bjus
    lamento muito!

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei nada do que ele falou quando o Brasil ganhou a concorrência da olimpíada. Não que o Brasil seja santo, mas dizer que ganhou por causa de stripers e cocaína não pegou legal. Afinal ele mesmo era dependente químico e os EUA são os maiores consumidores de drogas do mundo. Porém, isto não tira o brilhantismo dele nas telas. Em minha opinião ele nunca ter ganho um Oscar foi uma das maiores injustiças cinematográficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me senti ofendido, até pq mto era vdd e o exagero faz parte do humor. Qto ao Oscar, concordo plenamente! Em breve, devem dar um prêmio póstumo, o q eu acho não valer de nada...

      Excluir
  7. Oi menino tudo bom?
    Tem uma homenagem aqui nesse blog pra vc já te avisaram?
    Abraços e espero que goste.
    E quanto a sua postagem eu como quase todo mundo gostava dele do ator, mais na minha opinião ele foi um covarde. Acredito sempre que, em quanto há vida há esperanças.

    ResponderExcluir