quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Blogueiro é profissão?


Desde quando comecei na blogosfera, lá nos primórdios do século XXI, reconheci esse espaço como um lugar onde as pessoas contam suas histórias; partilham experiências, críticas, comentários, confissões; dão dicas de música, cinema, saúde; escrevem novelas, crônicas, quadrinhos e contos; expõem seus sentimentos e sonhos... E, consequentemente, cultivam amizades.

Ufa! Pra quanta coisa serve um blog! Mas uma coisa que nunca imaginei é que fosse possível lucrar mantendo este espaço. Talvez pela minha falta de tino para ganhar dinheiro, ou pela pouca importância que dou ao "vil metal", ainda me causa estranheza que haja pessoas vivendo da angariar cliques e visitas. E, mais que isso, me causa irritação a imensa quantidade de blogueiros cujo o único comentário é "tô te seguindo, me segue de volta?". A coisa agora profissionalizou!

Não critico quem ganha dinheiro dessa forma, pois sei que demanda tempo e trabalho, mas lamento o rumo que isso tomou. Sou de uma outra época mais romântica da blogosfera, em que o maior interesse era ler bons textos e trocar ideias com pessoas de boa escrita e bom papo. Textos longos, muito além dos 3 ou 4 parágrafos a que tento me limitar porque sei que quase ninguém lê mais que isso. Época de amigos que mantenho até hoje nas redes sociais. Todos gratuitos.

Mas, afinal, alguém me explica como se ganha dinheiro com um blog?!?


* Achei um texto bem interessante sobre essa nova "profissão", dá uma conferida! http://augustocvp.wordpress.com/2011/07/19/manual-do-blogueiro/

10 comentários:

  1. Super apoio seu texto, já falei sobre isso no blog. Detesto esses comentários de 1 linha.Caso queira saber mais sobre monetizar o blog, tem um post super bacana da Loma no blog dela: http://sernaiotto.com/2014/07/08/orgblog-24-monetizar/

    Beijos.
    Realidades Utópicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li sobre isso no seu blog, rs. Não qr ganhar dinheiro com o meu, mas queria saber como ganham.

      Excluir
  2. Você tem toda razão é insuportável esse tipo de comentário.
    Eu também não sei como ganham tanto dinheiro com blog, acho que sou meio igual a vc, o dinheiro é importante, mas não consigo viver em função dele!
    Bjus
    Bom domingo
    eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito q qm escreve por prazer não se importa mto com isso.

      Excluir
  3. "tô te seguindo, me segue de volta?" é atestado para eu não manter contato com esse tipo de gente. Pessoas que não fazem nada de bom grado, sempre esperam algo em troca

    Nunca tive intenção de ganhar dinheiro com blog, mas blogueiro pode ganhar dinheiro: realizando parceria com empresas que tenham o mesmo público alvo, com a publicidade de anúncios (adsense), com textos encomendados, ...

    ResponderExcluir
  4. Eu também não sei como funciona.
    Bem que eu gostaria. Ganhar dinheiro fazendo o que gosto, nada mal.
    kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se teria vocação para ser um blogueiro "profissional", mas não seria uma má ideia! rs

      Excluir
  5. " Seguindo, me segue de volta" é uma tremenda falta de respeito com o trabalho do blogueiro, sim, trabalho! Por que mesmo que não ganhamos dinheiro ( ainda rs) com o blog, usamos nosso tempo, pesquisando, criando, fotografando, editando ai a pessoa nem sequer lê seu texto, escreve lá o link dela como se seu blog fosse outdoor de divulgação.
    Eu tenho parcerias fechadas no meu blog, é bacana você saber que seu trabalho é reconhecido e valorizado, mas se engana quem pensa que criar um blog é só fazer, postar e pronto..precisa escrever com amor, com carinho, gostar daquilo que faz..

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir