quarta-feira, 25 de maio de 2011

Será que vale a pena?



Tenho me questionado muito, ultimammente, sobre a relação "custo-benefício" entre trabalhar demais para garantir um alto padrão de vida e ter uma vida social e familiar.

Conheço várias pessoas que dedicam quase a totalidade do seu tempo procurando ganhar dinheiro, na ânsia de poderem oferecer às suas famílias o que consideram uma verdadeira qualidade de vida, para que seus entes não tenham que enfrentar os obstáculos que passaram. São os mesmos que sempre chegam em casa tarde demais para encontrar seus filhos acordados e nos finais de semana só pensam em ficar estirados no sofá descansando.

Por outro lado, há também aqueles que não deixam faltar nada em casa, mas não primam pelo luxo ou excesso. Contentam-se com os "pequenos prazeres da vida", mas estão sempre dispostos para brincar com um filho, assistir junto a um filme ou, simplesmente, rolar despreocupados pela cama. Acompanham de perto a vida familiar e possuem muitos daqueles incomparáveis momentos que ficam guardados na memória.

Seria mais válido viajar para o Nordeste uma vez no ano ou estar com os familiares no subúrbio todas as semanas? Deve ser ótimo ter um excelente padrão de vida, mas nada que nos aprisione e impeça de, vez ou outra, jogar tudo para o alto em favor de uma tarde na praia. Além disso, o hoje não volta e o amanhã não sabemos se chegará. Viva o agora.

3 comentários:

  1. Fábio, realmente é algo a se pensar...mais que o dinheiro eu gosto de priorizar o tempo de qualidade com pessoas que amo...mas tem gente que não tem essa escolha, né? Que mesmo trabalhando muito, e sacrificando o tempo com a familia, ainda assim não pode dar o melhor aos seus!! Bom... temos sorte de poder escolher, que façamos a melhor escolhe então!(orkut)
    Sayuri
    http://coisasdesayuri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Equilíbrio a vida sempre acaba nos empurrar para o equilíbrio.

    ResponderExcluir
  3. Viver bem, com a família, tendo tempo pra trabalhar, comer bem, descansar e administrar tudo e mesmo tendo problemas, ter espaço pra conseguir ultrapassá-los. Pra mim, alto padrão de vida é isso.

    ResponderExcluir