quarta-feira, 6 de julho de 2011

A década que não terminou



Mais de uma década após o início do novo milênio e os anos oitenta continuam mais vivos que nunca. Quando começou o surto de festas oitentistas - a mais popular delas conhecida como "Festa Ploc" - achei que seria algo temporário, pois tudo demais enjoa. E qual não é minha surpresa toda vez que me deparo com regravações ou mesmo versões originais de clássicos da época em produções atuais, como "Que país é este?" na trilha de Insensato Coração. E foi também com enorme prazer que assisti à reunião de ícones dessa década para o programa especial de aniversário do Serginho Groisman no Altas Horas. Uma verdadeira celebração ao melhor dos anos 80!

Pergunto-me o porquê de tudo isso. As hipóteses são as mais variadas: a qualidade decadente da produção artística a partir dos anos noventa, que gerou poucos artistas a serem lembradas; a riqueza criativa dos que das mais variadas formas conseguiram representar as mudanças políticas e sociais que o país atravessava há trinta anos; a variedade de sons, que ia do humor de Blitz e Ultraje a rigor ao som urbano do Ira!, passando pela poesia de Cazuza e Rento Russo; ou simplesmente porque a música atual é tão ruim que se faz necessária uma fuga em busca de algo melhor.

É uma análise simplista, mas de alguém que viveu a década de oitenta com todas as nuances da adolescência e traz a marca de diversas músicas como trilha sonora para suas descobertas, alegrias e decepções. Longa vida ao Brock 80!!!



4 comentários:

  1. Não penso que a música atual seja tão ruim assim. Temos artistas em excesso, fazendo merda em excesso.
    Hoje em dia, quase tudo faz sucesso, mas, nós não podemos negar, tem muita coisa boa, sim.

    :)

    ResponderExcluir
  2. não acho que temos artistas ruins, não todos claro =) acho que ainda temos ótimos artistas na ária músical, pessoas realmente serias.

    mais infelizmente temos realmente artistas que subiram no gosto popular que realmente são bastantes ruins

    ResponderExcluir
  3. Vivi com muita intensidade os anos 80 e tenho muitos e bons motivos para sentir nostalgia. :)

    ResponderExcluir
  4. eu ñ lembro dessa época ><
    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir