quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"Conselho de Classe"


Esse novo quadro do Fantástico retrata a realidade das salas de aula em uma escola municipal no Rio de Janeiro. Mas, será mesmo a "realidade"?!?

Antes de tudo, destaco que é sempre positivo mostrar o cotidiano do magistério e as dificuldades que enfrentamos, como as alunas que se maquiam no fundo da sala, os meninos passeando durante a explicação, as respostas malcriadas; isso sem falar na dupla ou tripla jornada de trabalho. Afinal, toda escola pública que se preze tem uma professora representante da Natura!

Mas, contudo, porém, no entanto... tenho algumas ressalvas sobre o quadro:

1ª - Os professores que aceitaram participar do programa são retratados de forma estereotipada: o hiperativo, o linha-dura, a mãezona... quando na verdade, nenhuma pessoa possui apenas uma faceta. Mas o que se esperar da televisão, né?!? É a novelinha do magistério.

2ª - A instituição retratada (Escola Municipal República do Peru) possui um dos melhores índices de avaliação do município, ou seja, não representa a realidade da imensa maioria das escolas da cidade! Ouço professores dizendo que se todos os alunos fossem como aqueles, seria fácil dar aula no município, seria um paraíso! Por que não escolheram uma unidade com uma avaliação baixa, dentro de comunidade e que não possua tantos recursos audiovisuais?!?

3ª - As gravações começaram no segundo semestre, quando muitos alunos já estão com notas baixas e tentam se recuperar no tempo que lhes resta, logo, ficam mais calmos e atentos às aulas. Queria ver se fosse no primeiro mês de aula!!!

4ª - Ninguém consegue ser 100% natural diante das câmeras. Uns gostam de aparecer (inclusive professores), mas a maioria se acanha. Afinal, seria um "mico" em rede nacional!

Apesar disso, qualquer luz que seja colocada sobre a educação é uma forma de mostrar o quanto o nosso país ainda é carente na área. Não basta investir em tecnologia, é preciso valorizar o material mais precioso: o humano.

6 comentários:

  1. Não me lembro de ter visto este quadro no Fantástico, mas concordo com você, porque não fazer o estudo em uma escola preocupante, de alunos rebeldes ou coisa parecida, mostrar aqueles professores (guerreiros) que com muito amor a profissão e as pessoas também fazem o possível e o impossível para ensinar os alunos, com poucos recursos, muitas vezes usando do bolso, porque a escola não tem verba, é ... esse Brasil ninguém quer mostrar.
    Parabéns aos guerreiros do ensino.

    ResponderExcluir
  2. Vindo do fantástico não deve-se esperar nehum rompante de originalidade .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É tudo pela audiência meu amigo,e a Globo manipula mesmo,e não tem jeito.-muito bom o Blog Parabéns.Um abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo blog muito legal mesmo
    http://comphetes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. é dificil eles mostrarem a realidade

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii...
    realmente queria ver eles eram
    mostrando uma escola que realmetne esta no descaso
    fora de controlee, quantas e quantas escolas nao sao milhoes de vezes piores que essa...
    parabéns pelo Post, foi muito interessante o assunto..
    : ))

    http://inovenoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir