sexta-feira, 21 de junho de 2013

Crer


Religião é mesmo um assunto delicado. Por mais que deva existir respeito, todos acreditam que a sua crença é a ideal. Seja ideal para si mesmo ou a única que leva verdadeiramente ao caminho da salvação. É tudo uma questão de fé. Crer em algo que não se justifica pela razão. E mesmo os que rejeitam este paradigma têm na crença a sua base: a crença na não-existência. 

Os mais crentes - no sentido "daquele que crê", não pejorativamente, como sinônimo de evangélico protestante - são os mais empenhados em convencer-nos de suas convicções. "Só Jesus salva!", gritam uns; "Deus é uma criação do homem!", bradam outros. Tão semelhantes nas suas diferenças. E tão igualmente equivocados em achar que o convencimento - mesmo que de forma argumentativa - é a forma de mudar as convicções religiosas de alguém. 

A crença é algo estritamente pessoal, percorre caminhos diferentes para cada um e adquire significados igualmente diversos. Antes de se preocupar com a fé alheia, procure fazer com que ela o torne uma pessoa melhor. Só isso já é o bastante. Podes crer.

7 comentários:

  1. A crença deve ser uma coisa mais pessoal do que imposta ao próximo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre uma escolha pessoal, mas mta gnt não se contenta com a escolha alheia.

      Excluir
  2. O que tenho visto muito nos nossos dias o Proselitismo e isso ao meu ver é errado. Sou evangélica protestante, porém não sou fanática. Eu creio sim que Jesus salva, Ele me salvou de uma vida improdutiva, triste, no fundo do poço, sem nenhuma perspectiva. Ele trouxe nova vida a mim, a minha família. Todos os dias procuro ser uma boa pessoa, procuro ajudar o meu próximo e fazer a vontade dEle. Se alguém está feliz na sua religião e no seu credo, que permaneça assim: cada um no seu quadrado.

    ResponderExcluir
  3. Cada um vivendo sua vida, sendo exemplo para o próximo, não precisara de esforços, e caberá a ao próximo saber se é aquele exemplo que ele quer seguir! só acho rsrs
    abraços
    maristelasaldanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O problema da religião (ou de alguns religiosos) é querer legislar sobre o mundo inteiro, inclusive sobre os corpos das pessoas. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir