sexta-feira, 21 de março de 2014

Quando tudo mudou?



Quando é que mudamos e aquelas pessoas pelas quais daríamos o mundo se tornam quase estranhos? Quando é que as pessoas mudam a ponto de não nos identificarmos mais com elas? E quando nos damos conta de tudo isso???

Houve uma época em que via nos amigos as pessoas mais importantes da minha vida. Usando todos os chavões possíveis, "a família que a gente escolhe", "os irmãos que a vida nos deu", "amigos do peito" e blá, blá, blá. Até que...

Até que um dia nos damos conta que as coisas mudaram. As relações outrora tão íntimas e indispensáveis assumiram outra - na verdade, pouca - importância em nossas vidas atuais. Culpa do cotidiano? Da rotina? Do casamento? Acho que um pouco de cada.

Faz parte do amadurecimento. Talvez do envelhecimento. Nossas carências mudam e as lacunas afetivas vão sendo preenchidas - ou melhor, substituídas -, e os espaços que alguns ocupavam não existem mais. É claro que sempre haverá lugar para aqueles que amamos. O sentimento não acaba, não ainda; mas a necessidade de estar juntos se resume a encontros esporádicos no decorrer do ano. E assim somos felizes. E somos amigos. Pode até ser que por pura conveniência, mas amigos.

11 comentários:

  1. Verdade...Pode ser por pura conveniência ou ñ mas amigos.
    Minhas amigas de infância, ainda nos curtimos até hoje.
    Uma delas é minha comadre, uma outra a filha foi minha dama de casamento...E nos curtimos até hoje.Quando vou ao RJ procuro sempre minhas amigas,temos histórias pra lá de metro como diz o marido de uma delas e nos deixa sozinhas. Adoro isso!
    Acho que se algo mudou deveria tentar resgatar, mas isso é, se valer a pena.
    Bom final de semana pra vc amigo amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo a coisa é unilateral é pq não vale mais a pena mesmo.

      Excluir
  2. Amigo é a pura verdade quando você acha que é o seu melhor amigo
    ele te decepciona e a amigo de verdade é teu fiel irmão.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio,
    Passo pelos mesmos dilemas. Tenho amigos que eram como uma irmandade pra mim, mas que hoje se tornaram pessoas bem diferentes, quase irreconhecíveis. Assim como eu certamente mudei, criando um abismo onde antes havia aproximação.
    O desafio e saber até que ponto vale a pena manter as velhas amizades baseado apenas nas lembranças dos bons tempos.
    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
  4. Tenho questionado muito isso ultimamente. Aquele lance de afastamento porque não faz mais sentido... Mesmo quando parte da gente dói. E a música foi perfeita para acompanhar seu post!

    ResponderExcluir
  5. Faz parte do conceito "as pessoas mudam" e realmente elas mudam, e nós não podemos ter nenhum receio em mudar. Principalmente se for trazer benefícios.

    ResponderExcluir
  6. É complicado, tenho amizades de 10 anos ou mais, pessoas com quem procuro manter contato, mas que mesmo assim, passo tempos e tempos sem ver. Fico muito triste quando percebo que pessoas que um dia foram indispensáveis pra mim, hoje se resumem a: "Oi, tudo bom, quanto tempo!", mas fico feliz com aqueles que mesmo depois de algum tempo eu posso conversar, sorrir, abraçar, do mesmo jeito. É que tem amigos que mudam junto com você, ou da mesma forma que você, e outros que mudam de formas distintas, por isso não há como prever quanto tempo estas amizades vão durar e como vão durar.

    ResponderExcluir
  7. É complicado, eu mesma andava rodeada de amigos uns anos atrás, hoje um ou outro que vem me visitar. Vivo me perguntando o motivo... Mas é aquela coisa, uns mudam de ares, outros de comportamento, daí vamos nos perdendo. ):

    ResponderExcluir