domingo, 12 de junho de 2011

Muito barulho por nada?




A manifestação dos bombeiros do Rio de Janeiro atingiu repercussão nacional por uma ação indevida - a invasão do Quartel Central da corporação -, que gerou uma reação mais errada ainda: a prisão de 439 oficiais, após o local ser tomado pelas forças do BOPE. Ver heróis sendo tratados como bandidos detonou uma revolta generalizada na nação. Militares de outros Estados e países (no caso, os argentinos) continuam com as manifestações e o grupo caminha para uma negociação com o Governo. Os bombeiros já foram soltos, mas não anistiados.

Os professores do Estado também resolveram arregaçar as mangas. Mas será o momento certo??? Embora, a insatisfação da classe venha de longa data e ações já houvessem sido planejadas, aderir à greve, neste momento, tem sido percebido pela sociedade como um mero ato de apoio aos bombeiros, o que esvazia e minimiza completamente o movimento. Até de oportunistas já estamos sendo rotulados pela imprensa! Segundo o sindicato (SEPE), 60% das escolas aderiram, enquanto a Secretaria de Educação (SEEDUC) noticia apenas 2%. E agora, José?

A professora Amanda Gurgel, famosa na internet por expor as condições da educação no seu estado, fez a convocação, mas demoramos muito para responder. Por enquanto, os holofotes são dos bombeiros, mas, torço para que cheguem logo à uma solução e os ouvidos públicos se voltem para nós, professores. Antes de julho. o Governo já sinalizou que não tem conversa. Será que a greve se sustenta até lá??? Espero que também possamos contar com outras classes nessa luta e, como já disse o filósofo Jean-Claude Van Damme, "retroceder nunca, render-se jamais!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário