sábado, 16 de julho de 2011

Números da popularidade


Ainda estranho quando vejo tópicos de divulgação de blogs do tipo "Sigo quem me segue" ou quando alguém deixa uma mensagem apenas para avisar "Tô te seguindo". Quando comecei a escrever textos na internet, divulgava minha página visitando outras que também me interessassem e, quem tivesse curiosidade retribuía a gentileza. Nada obrigatório, apenas identificação com os textos. E assim, conquistei amigos e leitores fiéis. Nunca segui quem me segue apenas para agradar ou ter um seguidor a mais. Afinal, de que adianta ter muitos seguidores, mas poucos leitores?

O mesmo acontece com as redes sociais. O que fazer quando a filha adolescente daquele vizinho que você só cumprimenta quando esbarra na escada te pede para ser adicionada??? Ou o filho da sua prima que tem apenas seis anos de idade??? Em geral, adiciono para não gerar traumas infanto-juvenis, mas removo na primeira "faxina" virtual. Já ouvi conversas entre jovens sobre quantos amigos cada uma tem no Orkut, mesmo que a maioria não tenha qualquer papel significativo no mundo real. Apenas números, mas que geram a vã ilusão de ser influente, visto, ouvido ou amado.

Escrevo porque gosto, preciso, sinto falta. Sigo quem diga algo que me interesse. Sou amigos dos meus amigos, colegas de trabalho e familiares. O resto são números e meu negócio é a Língua Portuguesa, não a Matemática.

5 comentários:

  1. Você falou o que eu penso. Algumas vezes se torna uma verdadeira saia justa seguir ou não determinada pessoa ou blog. E a cada mês uma super faxina se faz necessária, não apenas nos blogs, mas em toda as redes sociais.
    Somos muito mais do que simples números.
    Um bom domingo para você.

    ResponderExcluir
  2. "de que adianta ter muitos seguidores, mas poucos leitores?" - perfeita colocação!
    Você abordou um assunto que realmente domina o mundo...facebook, orkut e outros sites de relacionamento, para muitos, torna-se uma "competição" ou invés de ser usado de forma "frutiva" ou até mesmo como forma de se relacionar melhor com outras pessoas. Sempre pensei nisso.

    Sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
  3. iiih é verdade viu, ate eu prtico um pouco isso..
    gosto de ver mais e mais pessoas me seguindo mas sei q poucos vão ler o q escrevo.
    é deprimente assumir, mas sou vitima dessa merda que traz a falsa senssação de fama, ou de qualquer coisa assim.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo... meu blog é literário e fica difícil seguir apenas para ter uma retribuição se o assunto não é relevante para mim! Também fiz poucos, porém, grandes amigos na blogsfera... gente de longe, que foi ficando cada vez mais perto, e por algumas vezes, amigos de visitar em suas respectivas cidades. E tudo por um interesse em comum que se transforma em várias outras afinidades.

    E continuo achando uma bobagem a troca de links por si só.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. ... E seu último parágrafo resume tudo que verdadeiramente acredito!

    ResponderExcluir