segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A ironia é elitista


"O riso é um mecanismo de seleção. Une as pessoas, mas também as separa. Quanto menos física se torna a comédia, quanto mais se afasta do pastelão e da careta na direção do outro extremo do arco, o espírito puro, o wit, a ironia fina, mais gente exclui do seu campo. Passa a depender pesadamente da linguagem e exige um grau de domínio de meios de expressão e referências culturais – e até uma certa predisposição ideológica para captar “a mensagem” – que costumam vir associados a uma boa formação educacional."

Verdade seja dita: é muito chato ter que explicar uma piada, né?!?

6 comentários:

  1. Muito providencial o seu tema, eu não me canso de assistir as vanguardas dos ano 30... Expressão corporal e genialidade, podemos contemplar tudo isso nas obras de Chaplin.

    Tempos Modernos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Hahaha.
    Gostei do seu post.
    Beijo

    http://bit.ly/obBC0E

    ResponderExcluir
  3. O humor é mágico, mas só devia utilizá-lo quem realmente tem domínio, eu, por exemplo, não me arrisco a ser sem-graça.

    ResponderExcluir
  4. O povo do Zorra Total Podia ler esses seu post acho que ia ajudar eles bastante. XD
    Gostei muito do seu estilo de escrita. XD
    Quando puder dá uma passada lá no meu blog.
    xD
    http://tennagee.blogspot.com/
    Ps: Esperando sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente como o comentarista disse acima: o "Zorra" simboliza claramente o humor bebido de canudinho, sem refinamento, o mais grosseiro do imediatismo. Humor que se preze tem subtextos, tem esquinas, dá o que pensar, se imiscui nas falas, só é totalmente desvendado pelos que têm a maior quantidades de chaves de mundo. Desse eu gosto, que atiça; de comédia rala, nem perto passo. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o texto. A crítica em si está muito aquém do que a percepção da massa pode observar, se é que eles observam alguma coisa. Lembrando que não é preconceito e sim uma visão crítica acerca do que está sendo dito. No humor tem muito isso.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir