segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Palavras Pequenas


Ontem estive revisitando o passado. Na verdade, apenas reli alguns textos do meu mais duradouro e promissor blog, o "Palavras Pequenas" (www.palavraspequenas.myblog.com.br). Fiquei surpreso com o conteúdo das postagens e a qualidade de alguns escritos que nem lembrava de ter feito.

Era 2007, uma época em que tinha tempo suficiente para trabalhar as palavras e procurar a melhor combinação. Cortava, acrescentava, fazia rascunho e só no dia seguinte relia para, então, publicar o texto. Assim, nasciam cinco, seis, sete parágrafos. Dava trabalho, mas valia a pena. E o melhor de tudo: não era preciso fazer propaganda nas redes sociais, pois havia blogueiros-leitores-amigos fiéis, e também curiosos que apareciam esporadicamente.

Hoje, a realidade é outra. Minha rotina mudou e, também, as responsabilidades. Já não é possível deixar um texto descansar como uma massa de pão, tudo é escrito direto no blog, quando o tempo permite. Além disso, viciados na literatura dos 140 caracteres, não temos mais paciência ou disposição para ler trinta, quarenta linhas. Estamos cada vez mais telegráficos, concisos, com poucas palavras.

Em tempo: sim, o nome do antigo blog foi inspirado em uma música da Cássia Eller, assim como este em uma música do Legião Urbana. Sou um rock star frustrado, rs.

5 comentários:

  1. Entendo, Fábio; alimentar blog é uma briga com relógio, uma coisa cronologicamente kamikaze. Não dá mesmo tempo de descansar a massa, é sová-la rapidinho e botar para assar com forno pré-aquecido a 140 caracteres. Ócio criativo é mó luxo, até o ócio de nossa época é produtivo. :-) Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  2. Muita gente hoje em dia torce o nariz para posts muito grandes , bem eu sempre leio quando o assunto é para min http://fleonandthecity.blogspot.com/interessante , mesmo que o conteúdo seja extenso .

    ResponderExcluir
  3. eu odeio alimentar o blog, até agora n teve nada em troca

    ResponderExcluir
  4. realmente as postagens longas não atraem tantos leitores. reparei no meu blog que quanto mais curtinho o texto mais gente vai. será reflexo de uma preguiça mental? ou será que a mesma falta de tempo que faz a gente escrever menos também faz os outros lerem menos?
    abraçogro

    ResponderExcluir
  5. Achei o máximo ter que voltar e rever os trabalhos passados. Nada como um breve saudosismo para alegrar a alma. Você tem ótimas inspirações e bons gostos. Pena que o mundo de hoje quer sempre agilidade e acaba perdendo um pouco a sensibilidade. Mas os ótimos talentos continuam surgindo e isso é sempre bom.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir