quarta-feira, 28 de agosto de 2013

I want my MTV... back!


Lembro do início da MTV no Brasil como se fosse ontem. Uma vinheta frenética com o slogan da emissora em diversas texturas e, logo em seguida, surgia Astrid Fontenelle para apresentar "Garota de Ipanema" na versão (que não curto muito) da Marina, antes de ser Lima. Era o dia 20 de outubro de 1990.

De lá pra cá, muita coisa mudou e, devido a problemas financeiros, no dia 30 de setembro, a emissora encerra suas atividades na TV aberta, reabrindo no dia seguinte somente na TV por assinatura. Mas quando foi o início do fim para a MTV Brasil?

Muitos dizem que a emissora não resistiu ao advento da internet, no entanto, eu penso que o problema começou bem antes, quando o canal parou de dar espaço à sua matéria-prima: a música. Como um canal intitulado Music Television pode ter de tudo, menos videoclipes???

Nos últimos anos, era possível ver programa de namoro, sexo, comédia, debate, jogos, desenhos... enfim, quase tudo, exceto música. O canal perdeu o seu diferencial e, na sequência, público e patrocinadores. A solução? Voltar ao básico. Mas já era tarde demais. 

O encerramento da MTV Brasil marca o fim de uma era para muitos que, como eu, esperavam ansiosamente pelos clipes mais votados do dia no Disk MTV, às 18h, e aumentavam o som da televisão até a mãe reclamar, numa época em que o Youtube não existia sequer em intenção.

14 comentários:

  1. Foi nessa que a multishow ganhou um certo destaque pra mim, apesar de não oferecer os programas legais da MTV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto mto do Multishow, mas tem uma abordagem diferente.

      Excluir
  2. Poxa eu passava o dia todo na frente da MTV, passava uns clipes de rock fantásticos.

    ResponderExcluir
  3. A MTV Brasil era uma emissora que tinha a música como foco principal e era uma emissora que era a unica que passa videoclipes como veio outras e outras a MTV ficou em um beco sem saída. Mas mesmo renovando ela esse ano não vai ser a mesma coisa.

    Abraço
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ja tem tempo que a MTV saiu dos pacotes da TV que eu assino e tive que ficar com a Multishow e o VHT, mas mesmo assim sentia falta e era horrivel quando alguém comentava de um programa e eu não tinha visto porque não tinha o canal!

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui de assistir a MTV, e ultimamente então, de jeito nenhum... mas ela não foi comprada e irá voltar a ativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase isso... mas virá com a maioria da programação americana, pouca coisa nacional.

      Excluir
  6. bons tempos em que todos as pessoas tinha a possibilidade de assistir este canal

    ResponderExcluir