terça-feira, 21 de junho de 2011

Coisas de novela



Gosto de telenovelas. Sempre acompanhei e me envolvi com as tramas de época das seis horas, as comédias das sete e as intrigas das oito, oito e meia, nove... Quando comecei a trabalhar à noite, perdi este hábito e, apesar da falta de criatividade que assolou os autores nas últimas décadas, ainda consigo ver alguns capítulos de uma obra do Gilberto Braga ou Carlos Lombardi.

No entanto, meu senso crítico latente não me deixa assistir a tudo isento de comentários. Por isso, resolvi destacar algumas "falhas" que são mesmo difíceis de aguentar:

Não existem mais porteiros. Por mais caro e chique que seja o prédio, qualquer um - bandido ou mocinho - consegue chegar à porta sem ser anunciado, pegando o dono da casa sempre de surpresa. Isso é caso para um reunião de condomínio urgente!!!

Qualquer óculos já é um disfarce. Se nem o Superman consegue consegue convencer como Clark Kent, por que uma roupa nova e um corte de cabelo conseguiriam esse efeito? Gente de novela é muito distraída mesmo...

Presenças nunca são pressentidas. Toda pessoa consegue sentir um olhar estranho em sua direção, como se houvesse algo diferente no ambiente. Em novelas, isso não acontece; nem que você esteja contando um segredo gravíssimo e o outro esteja a menos de um metro ouvindo tudo atrás da porta.

Todos frequentam os mesmo lugares. Não importa em qual parte da cidade os personagens moram, todos sempre se esbarram nas mesmas boates, restaurantes e hospitais. Parece que tudo é único na ficção. Ou os serviços são realmente muito bons!

Os planos são sempre revelados instantes antes de serem realizados. Será que ninguém consegue ficar de boca calada??? Não se preocupam com um gravador escondido, uma pessoa escutando na sala ao lado?!? Se for um vilão, é certo que a polícia apareça (só em novela, né!); já no caso do herói, o inimigo vai conseguir fugir e impedir o sucesso da ação.

Por mais que os autores queiram inventar, com macacos, computadores e robôs como protagonistas, não há como fugir desses clichês necessários para o desenvolvimento da trama. E, nessas horas, a gente finge que é bobo, que não percebe, e se entrega ao lúdico prazer da teledramaturgia. Plim! Plim!

3 comentários:

  1. As novelas que tentam parecer sérias em algum momento se perdem e ficam meio que patéticas, é o que acho. Por isso prefiro as novelas 'besterol' sem nada com nada, tipo Cordel encantado ou as de épocas que por serem caras, acredito eu, qse não fazem.
    Gostei do texto, parabéns!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer que todos são ricos sem trabalhar, que em tooooda novela tem pelo menos um casal gay, um casal lesbico, 5 mulheres que traem os maridos e 10 homens que traem as mulheres...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse post...meus parabéns!!! Esse négocio ai de novela affs no coments... COisa d desocupado! kkkkk

    ResponderExcluir