quinta-feira, 26 de junho de 2014

Verde e amarelo


Uma onda de patriotismo invadiu o país. Um tsunami verde e amarelo, que inundou lojas, ruas, casas e armários. "Green and yellow is the new black!", diriam as mais descoladas. O hino nacional lidera a lista dos top hits da semana; nas suas versões infantis, semi-analfabéticas, parodiadas ou mesmo ensaiadas - nem que seja somente a estrofe que é cantada nos estádios. Mas, até quando?!? 

A Copa termina na metade de julho e, se o Brasil chegar à final, ainda veremos muito das cores nacionais por aí. Finda a competição, o que sobrará desse repentino sentimento de amor à pátria?!? É bonito, mas ocasional. A verdade é que somos patriotas somente nas vitórias. Comemoramos medalhas, troféus, premiações, primeiros lugares, como se fossem de cada um de nós; mas ignoramos os problemas diários como se não fossem da nossa conta.

Sempre admirei em filmes americanos a quantidade de bandeiras espalhadas por escolas, prédios, casas, bairros inteiros. Um amor que transcende e gera o orgulho que aparece no brilho do olhar e se manifesta na união nacional. Infelizmente, nunca vi nada parecido no Brasil, exceto em época de jogos. 

Quero esse patriotismo na escolha de um candidato que não me traga somente benefícios pessoais, na cobrança das promessas de campanha, na exigência do uso adequado das verbas públicas, na consciência da conservação da limpeza urbana, na preservação ambiental, na valorização de nossas raças, cores e idioma... enfim, um patriotismo cotidiano.

10 comentários:

  1. Gostei muito do texto e concordo com sua opinião (patriotismo cotidiano).
    As pessoas tem protestado contra o Brasil, falando mal do próprio país, enquanto deveriam criticar seus dirigentes (não a pátria).
    Parabéns pelo blog! Achei bacana e vou acompanhar!

    Bruno Maoli
    http://bcmaoli.blogspot.com.br/2014/05/a-joaninha-e-o-vendaval.html

    ResponderExcluir
  2. Bom Fábio, concordo com você em tudo. Só temos "orgulho" de nosso pais quando ganha algumas coisas que você citou e que no nosso pais é um pais que não da pra ser igual aos americanos. Nos filmes brasileiros nunca vemos nossa bandeira exaltada. Mas tomara que isso mude no futuro. E que votemos nos políticos honestos no nosso Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado começamos a ensaiar uma mudança, mas como tudo no país, virou bagunça. Não percamos a esperança!!!

      Excluir
  3. Amigo,
    vamos esperar as eleições, vamos ver o clima de patriotismo!
    Quero ver o povo sabendo escolher seus governantes, isto é o que nos interessa pós Copa!
    As bandeiras são lindas e o clima Mundial é maravilhoso em nosso país!
    Concordo com você , pois temos que manter nossas ruas limpas,valorizar as cores de nossa bandeira, nosso meio ambiente, nossa língua, nossa raça, nossa gente!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero q, após a Copa, as camisas e bandeiras não voltem ao armário até as Olimpíadas!

      Excluir
  4. Brasileiro só é patriota em época de copa...
    Depois, jogar lixo na rua é publicidade..
    seguindo...
    bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, desta vez é para te convidar para participar de uma tag.
    Mas fica a vontade para aceitar ou ñ ok?
    Depois retorno para falar de sua postagem
    Bjssss

    ResponderExcluir